#45 Sobre os dois bens
Nesta vida podemos desfrutar de dois tipos de bens: os internos e os externos. Se todas as pessoas tivessem esses dois tesouros, então o nosso mundo seria mais feliz. A felicidade é o encontro harmônico entre esses dois bens. Quanto mais deles pudermos desfrutar tanto mais felizes seremos.
São bens externos: onde nascemos, nossas relações familiares, como vivem as pessoas a quem amamos, nossa situação econômica, nossas relações sociais, nosso corpo e sua saúde, nossas conquistas profissionais, o lugar que ocupamos neste mundo… Os internos são: a inteligência emocional, o perdão, a resiliência, a vulnerabilidade, a paz interior, o domínio de si, a habilidade de discernir, a sabedoria, a gratidão, a maturidade, a serenidade, a imperturbabilidade mental, a compaixão, a coragem, a sensibilidade…
Certamente essas poucas linhas são incapazes de esgotar a lista desses bens. Agora para um pouco e releia o parágrafo acima. Perceba comigo como essa tal felicidade é um construto da confluência desses dois bens. Essencialmente existem para andarem de mãos dadas. A ausência de um vai afetar o outro. Buscar os exteriores esquecendo-se dos interiores (e vice-versa) nos levará a um abismo. Se nascermos desprovidos dos exteriores ou eles nos forem tirados, lembre-se que os interiores podem ser cultivados a qualquer tempo e nada e nem ninguém pode nos roubá-los.
Felizes todas as pessoas que os desfrutam, juntos e em abundância. Que seja assim com você!
Excelente!👏👏👏🙏🙏🙏