Se você me perguntasse qual a palavra mais importante da minha vida, rapidamente responderia: jornada. Nesses últimos vinte anos fui aprendendo gradativamente a amar jornadas. Uma jornada é um caminho que pode ser feito a sós…
#51 Falar de felicidade
Durante esta jornada de escrever semanalmente um texto sobre felicidade, lá no fundo tinha um receio. Temia que as pessoas me julgassem como sendo um insensível por refletir sobre este tema em tempos tão difíceis como o nossos…
#50 A arte de ser feliz e os sushis do Jiro
Entendi o significado da palavra arte com mais profundidade ao assistir um documentário sobre Jiro Ono, reconhecido como o melhor “sushi chef” do planeta. Seu restaurante em Tóquio tem lugar para apenas dez pessoas…
#49 Um desabafo: a felicidade não presta para nada!
Quando a felicidade começa a deixar de ser uma inquirição, uma busca racional e emocional, uma investigação da alma para dar sentindo à existência e se torna um produto de uma sociedade obcecada pelo capital e sucesso exterior, então essa tal felicidade não me interessa…
#48 Precisamos de Deus para ser felizes?
Claro que alguém pode ser feliz sem acreditar na existência de Deus. Do contrário, estaria condenando a infelicidade todas as pessoas com dificuldades intelectuais e emocionais de crer em um ser divino. Não posso aceitar este reducionismo…
#47 Queres ser feliz? Não pare em Darwin, avance até Nietzsche
O biólogo inglês Darwin, nos ajudou a entender que a sobrevivência está muito ligada à capacidade de se adaptar. Quem se adapta mais rápido às mudanças do ambiente, torna-se mais forte, e assim tem mais chances de sobrevivência. Adaptação não é uma coisa fácil. Requer...
#46 Quem cuida é mais feliz do que quem só se apaixona
Conheço dois tipos de pessoas. Aquelas que têm uma enorme facilidade para se apaixonar. Apaixonam-se -se por coisas novas, ideias novas, projetos novos, pessoas novas, mas com a mesma facilidade se desapaixonam. São meio bipolares. Alternam entre a adrenalina e a ressaca que esta montanha russa do se apaixonar e desapaixonar-se produz…
#45 Sobre os dois bens
Nesta vida podemos desfrutar de dois tipos de bens: os internos e os externos. Se todas as pessoas tivessem esses dois tesouros, então o nosso mundo seria mais feliz. A felicidade é o encontro harmônico entre esses dois bens. Quanto mais deles pudermos desfrutar tanto mais felizes seremos…
#44 Um portador de alegrias
Bruno é meu amigo. Uma das pessoas mais admiráveis que conheço. Passa de uma década sua dedicação a cuidar de pessoas sem possibilidade de cura. Tornou-se uma das maiores autoridades no tão delicado tema dos cuidados paliativos. Convive quase diariamente com o...
#43 Felizes os que sendo fortes, fazem-se vulneráveis
Há uma diferença sútil, porém, profunda entre SER e FAZER-SE vulnerável. SOMOS vulneráveis quando, por exemplo, nascemos e vivemos numa situação social de extrema escassez. Existir em tal contexto é beijar diariamente a face da vulnerabilidade (mesmo em tais circunstâncias, somos vulneráveis, não fracos)…
#42 A felicidade é continuar desejando aquilo que possuímos
O título deste pequeno texto é uma frase de Santo Agostinho. A li como se estivesse saboreando uma torta que gosto de comer nos domingos após o almoço que tem camadas de chocolate, doce de leite, brigadeiro. Assim também a frase acima. Delícia cheia de camadas…
#41 O DJ
Chegamos em São Paulo, nos despedimos e cada um tomou uma direção, mas aquela nossa conversa não me saiu da cabeça. Até que recentemente me perguntei por que aquela história mexeu tanto comigo…