#48 Precisamos de Deus para ser felizes?

por | dez 2, 2019 | 0 Comentários

Claro que alguém pode ser feliz sem acreditar na existência de Deus. Do contrário, estaria condenando a infelicidade todas as pessoas com dificuldades intelectuais e emocionais de crer em um ser divino. Não posso aceitar este reducionismo: “se você não crer, então é infeliz”. O que nos torna felizes não é a fé por si mesma, mas a maneira como vivemos.

Acredito porém, que sem transcendência aí sim estaremos presos nas armadilhas da infelicidade. Uma pessoa cuja referência suprema é o seu próprio umbigo, incapaz de abrir-se para relações mais profundas por medo de se ferir, obcecada por competição pois deseja neuroticamente o primeiro lugar em tudo… tal pessoa não transcende, não sai de si, não é feliz.

Eu creio em Deus e já percebi que esta fé me impulsiona a transcender. Antes e acima da minha existência, existe alguém maior que eu, mas que vive em mim. Quando me enche, eu transbordo. Desagua em mim e eu oceano (do verbo oceanar). Ao ir além das minhas bordas, transcendo, transcendendo torno-me mais feliz.

Não precisamos de Deus para ser feliz, mas sem transcendência não encontraremos a felicidade. Todas as vezes que transcendemos, ainda que não creiamos, nos tornamos parecidos com este ser tão grande que não cabe nem mesmo dentro da palavra Deus.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *