#47 Queres ser feliz? Não pare em Darwin, avance até Nietzsche

por | nov 25, 2019 | 1 Comentário

O biólogo inglês Darwin, nos ajudou a entender que a sobrevivência está muito ligada à capacidade de se adaptar. Quem se adapta mais rápido às mudanças do ambiente, torna-se mais forte, e assim tem mais chances de sobrevivência. Adaptação não é uma coisa fácil. Requer uma força muito grande para desenvolver novas peles, novas habilidades, novas características. Adaptar-se é preciso!

Mas a adaptação é apenas uma das faces da moeda. Pois se existirmos para nos adaptar, seremos então apenas sobreviventes, e certamente, queremos mais do que sobreviver. Queremos viver. É aí que entra Nietzsche, filósofo alemão, nos fazendo ver que a vida é uma potência e que um ato de vontade é uma dinamite poderosa para criação. Criar é mais do que se adaptar.

A vida pode ser uma obra de arte, uma criação, uma construção potente de cada um de nós. Sim, eu sei que isso não depende inteiramente de nossa vontade. As condições exteriores são muitas vezes determinantes. Quando os ventos são contrários, temos de fazer mais força para ajustar nossas velas e continuar navegando. Mas a vida é curta para passarmos por ela somente como seres que se adaptaram. Temos uma obra a realizar, e criá-la com muita vontade nos fará mais vivos e felizes.

Existem momentos onde nos parece que somente dá para ser Darwin. Temos mesmo que nos adaptar. Mas por favor, não vamos parar aí, pois a qualquer tempo nossa potente vontade pode criar, e nesta criação se esconde essa tal felicidade.

1 Comentário

  1. Miriam

    Confesso que tenho dificuldade de adaptação quando é para ” pior”. Se tivesse oura opção me esforçaria. Só em pensar em ser Infeliz, me esforçaria até encontrar até encontrar essa tal felicidade, i

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *